(x)
NEWSLETTER

Inscreva-se e receba todas a novidades no seu email

Carlos Canhoto

Professor de Saxofone

Doutorado em Música (ramo de Performance) pela Universidade de Aveiro, Carlos Canhoto é actualmente o saxofonista mais habilitado em Portugal. Licenciou-se em Saxofone e Música de Câmara no Conservatoire National de Cergy-Pontoise, França, na classe do professor Jean-Yves Fourmeau, com a classificação de Médaille d’ Or. Licenciou-se também em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. No âmbito do Mestrado em Música da Universidade de Aveiro trabalhou com o professor Vincent David (Conservatório de Versailles). Trabalhou em regime de master-class com Daniel Deffayet, Claude Delangle, René Découais e com o Quarteto Rascher.

Obteve o 1º prémio por unanimidade e com felicitações no concurso U.F.A.M. em Paris, em 1995, na categoria Supérieur. Obteve o 1º prémio no concurso Ile-de-France em música de câmara, em 1998. Obteve ainda o 2º prémio no concurso Léopold Bellan, na categoria Excellence, em 1995. Em Paris fez parte dos quartetos de saxofones Silken Sax e Yann Lemarié, com os quais desenvolveu uma intensa actividade.

Apresentou-se como solista em Portugal, França, Alemanha, Bélgica e Eslovénia (World Saxophone Congress). Tem trabalhado com diversos compositores no sentido da criação de nova música, tendo feito a estreia absoluta de obras de compositores como Christopher Bochmann, Pedro Amaral, Amílcar Vasques Dias, António Chagas Rosa, José Carlos Sousa, Helder Gonçalves, Eduardo Patriarca, Sérgio Azevedo ou João Pedro Delgado. Fez também diversas estreias nacionais, que incluem obras relevantes como o Quartett op. 22 de Anton Webern ou as 9 Histoirettes de Jean Françaix.

Tem dado especial importância à música de câmara para saxofone e outros instrumentos, integrando várias formações. É membro fundador do Síntese - Grupo de Música Contemporânea.

É professor no Conservatório de Música de S. José da Guarda, no Conservatório Regional de Castelo Branco e no Conservatório Regional de Música da Covilhã.

É investigador no INET-MD e investigador colaborador no CIPEM. É Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.