Horácio Pio
Professor de Acordeão
Horácio da Conceição Camilo Pio, iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos de idade com a Prof. Arlinda Morais, na Escola de Música da Orquestra Típica Albicastrense (O.T.A.).
Aos 10 anos de idade prossegue os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Castelo Branco, onde conclui os Cursos Complementares (Secundários) de Guitarra Clássica e Acordeão nas classes dos Prof. Eli Camargo e Paulo Jorge Ferreira, respectivamente. Na sua formação académica na disciplina de Guitarra Clássica estudou ainda com os professores Carlos Semedo, Jorge Pires e Paulo Valente Pereira.
Em 1995 e 1997 obteve o 3º e um 4º lugar no I e II Concurso Ibérico de Acordeão em Alcobaça nas categorias Vitorino Matono e Astor Piazzolla, respectivamente.
Em 2005 conclui a Licenciatura em Acordeão na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco na classe do Prof. Paulo Jorge Ferreira. Em 2007, concluí a Licenciatura em Formação Musical na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco. É como aluno desta Escola que, juntamente com o quinteto de sopros da classe de música de câmara do Prof. Paulo Jorge Ferreira, forma o “Sexteto de acordeão e sopros da ESART” o qual é selecionado para representar Portugal na “Coupe Mondiale 2005” na categoria de Música de Câmara.
Em 2013, conclui a profissionalização em serviço, na Universidade Aberta em Acordeão, Formação Musical e Classe de Conjunto.
Ao longo da sua formação enquanto músico, trabalhou com conceituados Professores e Pedagogos: Pierre Van Hauwe, Jos Wuytack, Verena Maschat; Ema Casteleira (Pedagogia Musical); Paulo Valente Pereira e António Ferreirinho (Guitarra); Vladimir Zubitsky; Peter Soave; Oleg Sharov, Mika Vayrynen e Cláudio Jaccomucci (Acordeão e Técnica de Alexander); Guenrikh Elessine (música de câmara); Carlos Guedes (Informática Musical) Anner Bylsma; Rui Viera Nery (seminário sobre Bach e o Fado), Osvaldo Ferreira (Direção de Orquestra), entre outros.
Atualmente leciona a disciplina de Acordeão no Conservatório Regional de Castelo Branco e no respetivo Pólo de Idanha-a-Nova, onde acumula funções como elemento da Direção Pedagógica; Conservatório Regional de Música da Covilhã e na Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral de Belmonte.
Além da sua atividade profissional, participa ainda nos seguintes projectos musicais: Orquestra Típica Albicastrense (Grupo de Música Tradicional); “Musicalbi” (Grupo de Música Tradicional/Folk); “Quintarolas” (Grupo de Música Tradicional); “Loco Trio”(Trio de Acordeão, Clarinete e Flauta Transversal) e Triad’Libitum (Ensemble de Música Religiosa).