Quatre Ballet
29 de Abril de 2009
|| Quatre Balleté um espectáculo que aborda um pouco do imenso repertório do ballet clássico. Serão apresentados excertos dos bailados: Giselle(1841), La Bayadère(1877), A Bela Adormecida(1890) e O Quebra-Nozes(1892). Esta decisão de fazer alguns excertos e não um só bailado, deve-se em parte ao facto de o mesmo se inserir nas comemorações do Dia Mundial da Dança, que ocorre no dia 29 de Abril de 2009, bem como o de dar a conhecer um pouco da história do ballet.
Contudo, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, pretendemos refletir e enriquecer o percurso na área da dança de todos os intervenientes do espetáculo.
O Quebra-Nozes
Bailado composto pelo compositor russo Tchaikovsy. Teve a sua estreia em 1892 em São Petersburgo. A coreografia original é creditada a Marius Petipa e ao seu assistente Leon Ivanov.
Baseado no conto O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratosde E. T. A. Hoffman o bailado conta a história de uma menina que sonha com um Príncipe (Quebra-Nozes) numa noite de Natal. Transformado no II ato num príncipe, o Quebra-Nozes conduz Clarinha ao Reino da Fantasia.
Giselle
Giselle estreou em Paris no ano de 1841. A música é do compositor Adolphe Adam e a coreografia pertence a Jean Coralli e Jules Perrot.
Oballet Giselleconstitui uma das mais puras joias do balletromântico, onde uma jovem camponesa (Giselle) se apaixona pelo Duque Albrecht – disfarçado de camponês – levando esse amor á morte da doce Giselle. No II acto Giselle junta-se às Willis – jovens donzelas que morreram antes de se casarem.
A Bela Adormecida
Ballet composto por três atos do compositor russo Tchaikovsky. Estreou em 1890 com coreografia de Petipa.
A Bela Adormecida é um conto de fadas, onde a magia transforma o mal no bem, onde o bem sempre vence. À rincesa Aurora é lançado o feitiço da terrível Carabosse. Após 100 anos de sono profundo, o príncipe Desirée desperta Aurora com um beijo na testa, a princesa é pedida em casamento e à festa juntam-se diferentes personagens dos contos de fadas.
La Bayadère
La Bayadère representa um oriente de fantasia inspirado na cultura indiana. É um balletcomposto por três atos com coreografia original de Petipa e música de Ludwing Minkus.
Nikiya - uma jovem dançarina do templo - morre por não ter o amor do guerreiro Solor, já que este, apesar de estar apaixonado por Nikiya, se encontra prometido à filha do rei Rajá. Após a morte de Nikiya, Solor refugia-se no ópio surgindo-lhe desta forma as “sombras” - fantasmas das bailarinas mortas, entre elas, Nikyia.