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à conversa com Prof. José Pacheco

No próximo dia 19 de março, o Conservatório de Música da Covilhã recebe a palestra "à conversa com Prof. José Pacheco", a partir das 19h, no Auditório Madalena Perdigão.

Pretendemos com a intervenção do Professor José Pacheco, fundador da prestigiada Escola da Ponte, reunir pais, professores, entidades responsáveis e demais interessados, para uma conversa construtiva sobre a Escola, a Educação e os Modelos Educativos de hoje e do futuro.

Pretendemos também consolidar a implementação de projetos de ensino alternativos, que deverão apontar caminhos seguros e responderão de forma mais adequada às necessidades específicas desta comunidade e das suas crianças.

FORMALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO

- Envio do formulário para Conservatório de Música da Covilhã (em anexo)
- Envio de dados via email
- Através do link http://goo.gl/forms/qjZUQuf77K


ENTRADA LIVRE (não dispensa inscrição)
Inscrições até 17 de março (limitadas)

Certamente será uma oportunidade única para ouvir e interagir com o pedagogo que defende que...

"As escolas converteram-se ao mundo digital, mas mantêm e reforçam velhas práticas de ensino. As escolas reproduzem um modelo obsoleto e produzem exclusão, abandono, infelicidade… Cada ser humano é único e irrepetível, possuidor de um repertório linguístico pessoal, um ser dotado de ritmo próprio, de uma cultura específica, de um determinado estilo de inteligência. O maior equívoco do modelo dito tradicional é idealizar um aluno "médio" e para esse inexistente personagem do drama educativo conceber projetos, planeamentos e inutilidades afins, ensinar a todos como se de um só se tratasse. Por outro lado, nos improvisos de "novas" práticas, o insucesso mantém-se e prospera.

São várias as causas desse absurdo. Algumas poderão ser encontradas na formação de professores e no tipo de cultura que ainda predomina nas nossas escolas. Apesar de as instituições de formação de professores serem servidas por excelentes profissionais, a formação é nitidamente desajustada dos objetivos de transformação e melhoria das práticas. Muitos educadores ainda não se aperceberam de que a reconfiguração da escola não pode alimentar-se de teorias fósseis. É urgente libertar a escola de raciocínios dedutivos. Novas conceções não cabem em quadros conceptuais pré-existentes.

"O projeto de uma escola é um ato coletivo e só tem sentido no quadro de um projeto local, consubstanciado numa lógica comunitária, e pressupõe profunda transformação cultural
"