JOVENS [12 aos 17 anos]
As aulas de teatro são um passatempo muito divertido que não exige qualquer formação prévia ou talento sobrenatural – ainda assim, são inúmeras as ferramentas e os benefícios que o Teatro nos proporciona, quer a nível pessoal e social quer para o nosso futuro profissional.
A forma como nos expressamos e interpretamos o que ouvimos, vemos e que nos rodeia, a maneira como comunicamos, revelam a nossa essência, sendo que a fase da vida que atravessamos quando já não somos crianças, mas também ainda não somos adultos, pode deixar-nos algo perdidos em relação ao que somos ou queremos ser.
Aqui temos um espaço - físico, temporal e emocional – para todas as questões, mais ou menos pertinentes, mais ou menos ridículas, mais ou menos sérias, mas para todas as que quisermos expor. Um espaço para descobertas, para fortalecer o corpo e a mente, explorando as emoções, promovendo a aprendizagem e vivência em sociedade e do ser individual.
É uma disciplina indicada para os mais tímidos, os mais extrovertidos, os menos concentrados, os mais excluídos, os mais populares, os que querem ser atores, os que acham o teatro “uma seca!”, os que querem fazer uma atividade com algum amigo ou amiga, os que sonham ser doutores e os que ainda não sabem o que querem ser (e também, não querem saber!). É uma disciplina indicada para todos aqueles que a quiserem experimentar.
Nestas aulas, dedicamo-nos a diferentes jogos dramáticos e exercícios de movimento, voz, criação, contar de histórias, observação, texto, memória, análise de diferentes autores e peças teatrais e improvisação.
Fortalecemos as inseguranças, trabalhando como lidar com um grupo e com o público que nos observa, exploramos a consciência de si mesmo, do outro e do grupo,a criação e interpretação de personagens, o trabalho de postura e movimento, a comunicação, a partilha e a noção espacial – a solo, pares ou grupos maiores.
São utilizados adereços, roupas, objetos, música e histórias que alimentem a imaginação e potenciem a criação individual e em grupo.
O curso culmina num exercício ou apresentação abertos ao público, no final do ano letivo, em que são também entregues os diplomas/certificados aos alunos.