Um projeto educativo que privilegia o desenvolvimento de
COMPETÊNCIAS, PRINCÍPIOS E VALORES, existindo uma
intencional preparação dos alunos para contextos futuros.
Pré-Escolar
O Conservatório de Música da Covilhã desenvolve as suas práticas pedagógicas no Pré-escolar, tendo como base as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Assumindo como ponto de partida o diagnóstico que é realizado a cada criança e ao grupo, os projetos curriculares são construídos com o intuito de promover um desenvolvimento harmonioso e integral da criança, contribuindo de forma profícua para os princípios, valores e competências que constam no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
A Metodologia de Trabalho de Projeto é a principal base pedagógica utilizada no Conservatório de Música da Covilhã, no entanto metodologias/princípios como High Scope, Pedagogia de Escuta, Motivações, Descoberta Guiada, Escola Democrata, são utilizadas em função das necessidades das crianças e objetivos das atividades que diariamente são realizadas.
Consideramos a felicidade das crianças a nossa principal meta. Assim, criamos diariamente um clima da aprendizagem lúdica, onde a criança se sente motivada para participar de forma ativa e cooperativa, construindo a sua progressão e autonomia.
Áreas de conhecimento:
- Formação Pessoal e Social,
- Expressão e Comunicação,
- Conhecimento do Mundo.
Projetos Desenvolvidos:
- Assembleia de Grupo
- Projetos de Sala
- Expressão Físico-motora
- Projeto de Artes
- Inglês
- Ciência Divertida
- Música e Movimento (3 e 4 anos)
- Pré-iniciação musical (5 anos)
Obs.As atividades referidas estão incluidas na mensalidade base.
Articulação com o 1º Ciclo
A equipa pedagógica do Conservatório de Música da Covilhã, desenvolve ao logo do ano e de forma regular, atividades que proporcionam uma harmoniosa transição dos alunos finalistas do pré-escolar para o 1º ciclo. Utiliza para o efeito diferentes estratégias para que os objetivos sejam alcançados com sucesso, nomeadamente:
- Atividades de interação entre os alunos finalistas do pré-escolar e 1º ciclo;
- Intervalos em espaços comuns;
- Atividades desenvolvidas pelos docentes do 1º ciclo;
- Definição de estratégias pedagógicas para o grupo de alunos pré-escolar, pela educadora e pela docente que lecionará o 1º ano do ano letivo seguinte;
- Participação do docente que assumirá o 1º ano, no ano letivo seguinte, em reuniões de encarregados de educação dos alunos do pré-escolar (alunos finalistas).