(x)
NEWSLETTER

Inscreva-se e receba todas a novidades no seu email

Duarte Silva

Professor de Oferta Complementar

Mestrado em Ensino de Música na variante de Composição pela Universidade de Aveiro (UA) – Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), subordinado à temática das novas tecnologias da música associadas aos processos criativos no atual panorama do ensino secundário artístico especializado de música em Portugal, sob orientação da compositora Sara Carvalho.

Licenciatura em Composição pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo

(ESMAE), do Instituto Politécnico do Porto (IPP), onde estudou com João Madureira, Fernando Lapa, Carlos Guedes, Dimitris Andrikopoulos e Eugénio Amorim, frequentando em paralelo seminários e workshops com Emmanuel Nunes, Clarence Barlow, Klass de Vries, Magnus Lindberg e Jonathan Harvey.

Desenvolve uma atividade regular como compositor e orquestrador, abrangendo projetos audiovisuais, música para teatro e cinema e música eletroacústica, em parceria com diversas entidades nacionais e internacionais. Estreou e apresentou obras em vários países como: Portugal, Bélgica,Croácia, Espanha, França, Hungria, EUA, Brasil, Costa Rica, entre outros. Conta com prémios e distinções em vários concursos como: o 1º Concurso Internacional de Composição Sond%u02BCAr-te 2008 – Música de Câmara com Electrónica; o 2º Concurso Internacional de Composição da International Society for Music Education (ISME) – Belgium; o 6º Festival Audiovisual Black & White da Universidade Católica Portuguesa; o 4º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim; entre outros.

As suas obras são editadas pelo Centro de Investigação & Informação de Música Portuguesa (MIC) desde 2009, é sócio honorário da Arquipélago – Associação de Compositores Portugueses, artista residente da Academia da Juventude da Ilha Terceira/Açores e membro do Observatorio del Aprendizaje Musical da Universidade da Costa Rica (UCR). Foi compositor residente do Laboratório Electroacústico de Criação da Miso Music Portugal e conferencista em variados encontros internacionais subordinados às temáticas da criação musical e do ensino da música, de onde se destacam a 6th Sound and Music Computing Conference (2009), Casa da Música no Porto; Comenius Project (2010-2011), Portugal, Espanha e Hungria; Música en el Campus (2014), Universidade da Costa Rica (UCR); entre outros.

No campo da investigação, foca-se em temáticas relacionadas com as tecnologias musicais e a sua aplicação prática ao ensino da música, desenvolvendo projetos pioneiros no âmbito da literacia musical. Apresenta também especial interesse pelo estudo da etnomusicologia, área na qual vem desenvolvendo trabalho desde 2013 em parceria com o Festival Internacional de Folklore dos Açores (COFIT), onde assume a direção musical da orquestra. Associado ao seu interesse pela descoberta de novos criadores e novos valores, integra frequentemente júris dos mais diversificados concursos musicais, como é o caso do Concurso de Jovens Criadores dos Açores – LabJovem.

Como músico, intérprete e performer, dedica-se à percussão, com especial enfoque pela bateria.

Integrou, desde 1997, variados projetos experimentais de rock, jazz, blues e folk, apresentando-se nos mais variados festivais e salas de concerto do país. Gravou, entre outros, para a EMI – Valentim de Carvalho em 2004 e para a Bor-land em 2008. Atualmente integra o projeto albicastrense O Homem da Carabina com o primeiro registo discográfico editado em 2014.

É professor de Composição e de Tecnologias da Música na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), no Conservatório Regional de Castelo Branco (CRCB) e na Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF).