(x)
NEWSLETTER

Inscreva-se e receba todas a novidades no seu email

Tiago Silva

Professor de Piano

Tiago Emanuel Serpa da Silva nasceu a 21 de Maio de 1986 na Freguesia de Angústias, Concelho de Horta, Ilha do Faial - Açores. Aos 7 anos iniciou a sua carreira musical no Conservatório Regional da Horta em piano, sob a orientação da professora Sofia Vinogradova até o terceiro grau do conservatório, tendo nos anos seguintes sido acompanhado pela professora Ludmilla Chovkova até concluir o 8º grau, simultaneamente entrou para a Sociedade Filarmónica União Faialense em trompete sob a orientação do Maestro José Maria da Silva (Pai), tendo tocado como 1º trompetista da mesma. Participou também no grupo coral Mater Dei como cantor e entrou para a Orquestra Ligeira da Câmara Municipal da Horta em 2002, estreando-se como percussionista e posteriormente como pianista, função que mantém actualmente. Participou numa revista tendo tocado temas compostos pelo autor/encenador Sérgio Luís Paixão. Compôs e arranjou a música para o mini-filme “Gandaia”, realizado também por Sérgio Luís Paixão, bem como para festivais juvenis da canção cristã, onde obteve dois primeiros lugares.

Em 2007 entrou para a Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART) tendo completado a sua licenciatura em 2010 com a média de 17 valores. Foi pianista acompanhador no Conservatório Regional de Castelo Branco. Realizou recitais juntamente com a classe de piano da ESART, tendo tocado dois dos prelúdios de Debussy e três estudos de Chopin. Teve masterclasse com o professor da Royal Academy de Londres Roy Howat, e com o professor principal da escola de Arizona nos Estados Unidos da América professor Caio Pagano. Durante a sua licenciatura teve como professores de piano Paulo Álvares, que exerce o mesmo cargo também na Alemanha em Colónia sendo o professor titular, Professora Jill Lawson e o professor Caio Pagano. Participou também em 2007 no II Workshop para músicos de Bandas Filarmónicas, organizado pela Sociedade Filarmónica Unânime Praiense, e teve como orientadores Prof. Hélder Perdigão e Maestro Délio Gonçalves.

Colabora com a Filarmónica União Faialense e a Orquestra Ligeira da Câmara Municipal da Horta, teve aulas em regime privado com a Prof. Helena Rocha e a professora Natália Riabova. Lecciona desde 2014 no Conservatório Regional da Covilhã.