Bruno Miguel Caronho da Silva
Professor de Clarinete
Bruno Miguel Caronho da Silva nasceu em Castelo Branco em 1986. Iniciou os seus estudos musicais aos 13 anos na Escola Profissional de Artes da Beira Interior na classe de clarinete dos professores Luís Gomes e Nuno Antunes.
Licenciou-se pela Escola Superior de Música Artes do Espetáculo na classe de clarinete dos Professores António Saiote e Nuno Pinto. Prosseguiu os estudos de clarinete com o Professor Étienne Lamaison integrando o Mestrado na Universidade de Évora em 2009.
Ao longo dos seus estudos complementou a sua formação artística frequentando diversas classes de aperfeiçoamento com os professores António Saiote, Nuno Pinto, Luís Gomes, Nuno Antunes, Nuno Silva, Paulo Gaspar, Joaquim Ribeiro, Rui Martins, Paul Meyer, Alain Damiens, Enrique Perez Piquet, Adrew Simon, Hakan Rosengren, Larry Combs, Ronald Van Spaendonck e Alberto Ferrer e colaborando em formações como a Orquestra Sinfónica da ESMAE, a APROARTE, a Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, a Orquestra Sinfónica Académica Metropolitana, a Banda Sinfónica Portuguesa, a Banda Sinfónica de Santa Maria da Feira, Semaine Internationale de Musique Ecole de Musique Union Gran-Duc Adolphe. Trabalhou sob a batuta dos maestros António Saiote, Yuri Nasushkin, Ernest Schelle, José Manuel Ferreira, Michael Zilm, Pedro Oliveira Neves, Francisco Ferreira, Jan Cober, Jonathan Kaell, entre outros. Durante os referidos estágios teve oportunidade de acompanhar solistas de renome, tais como Sérgio Carolino, Jorge Almeida, Boris Berezovsky e Javier Perianes.
Participou em vários concursos nacionais e internacionais de clarinete, tendo sido finalista no Concurso Nacional “Terras de La Sallette”, semifinalista no “Young Artists Competition” (Kansas City), finalista no Prémio “José Augusto Alegria”, finalista no Prémio Jovens Músicos em Música de Câmara nível médio.
Atualmente é professor da classe de clarinete na Escola Profissional de Artes da Beira Interior e no Conservatório Regional de Música da Covilhã. Regularmente é convidado para integrar o Júri da classe de clarinete dos professores Luís Gomes, Rui Martins e Bruno Graça da Escola de Música do Conservatório Nacional.