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Pré-Escolar

Na educação pré-escolar não existe um programa restrito vindo do Ministério da Educação pela qual a educadora se deva reger. Contudo, existem as Orientações Curriculares que são conforme o nome indica orientações. Portanto, para que haja um “fio condutor” entre os assuntos que se desenvolvem na sala de atividades, a educadora orienta-se pelas áreas de conteúdo estudadas, analisadas e revistas pelo Ministério da Educação.

Podemos definir áreas de conteúdo como sendo âmbitos do saber, conhecimento, que possuem uma estrutura adequada e oportuna e com uma vertente sócio-cultural, que abrange diversos tipos de aprendizagens, assim como atitudes e saber-fazer.

As áreas de conteúdo, possibilitam à criança que ela desenvolva o desejo de criar, explorar, e transformar. A criança é encarada como sujeito da aprendizagem, dado que esta já traz consigo conhecimentos, ou seja, uma cultura própria.

Segundo as orientações curriculares, há três grandes áreas de conhecimento:

 1-Formação Pessoal e Social,

2- Expressão e Comunicação,

3- Conhecimento do Mundo.